1. O SENHOR É UM DEUS FAMILIAR
O Senhor subsiste, eternamente, em uma relação familiar,
visto que na economia da trindade duas pessoas, o Pai e o Filho, expressão essa
relação. Sendo o Deus trino eterno, podemos dizer que a família não surge na
criação do ser humano, mas ela é eterna
em Deus.
1.1 O aspecto familiar integra a imagem e semelhança de Deus no ser humano
Sobre a criação do ser humano, está escrito em Gênesis 1:27
que o Senhor criou dois gêneros apenas, masculino e feminino: “E criou Deus o
homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Ainda
em Genesis vemos que O Senhor não criou os gêneros para independência, mas a
razão de ser dos dois existirem é formar uma família. No capítulo 2:18 desse livro está escrito: E disse o Senhor Deus: Não é
bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. No mesmo capítulo 2, no versículo 24 Moisés
diz que é por causa e na base desse
princípio dado por Deus que as famílias surgem: Portanto deixará o homem o seu
pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Salvo por alguma questão impeditiva, como saúde ou chamado especial da parte do Senhor, ninguém deve permanecer sozinho, Deus nos chamou para constituirmos família, casarmos e termos filhos, e, conquanto cada gênero expresse a imagem e semelhança de Deus, é somente no casamento monogâmico, monossomático e heterossexual que essa imagem e semelhança se expressa plenamente.
2. O POVO DE DEUS SE EXPRESSA FAMILIARMENTE
2. 1 Da criação até o diluvio
A segunda instituição humana foi a religião. Em Gênesis, no capítulo 4, versículos 3 e 4 está
escrito: 3. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma
oferta ao Senhor. 4. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e
da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Caim e Abel
eram filhos do primeiro casal, portanto pode-se dizer que a adoração ao Senhor
surge nesse contexto familiar.
As descendências de Caim e Sete vão se proliferando separamente, conforme o capítulo 5 do primeiro livro da Bíblia, a de Caim distante do Senhor e a de Sete mantendo a religião pura, a adoração ao Senhor, como Ele o quer, até que no capítulo 6 é dito que essas gerações se misturam Gênesis 6:2 Viram os filhos de Deus (os descendentes de Sete) que as filhas dos homens (os descendentes de Caim) eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. (grifo meu). Dessa junção, diz o versículo 4 desse capítulo que surgiram os homens poderosos. O texto diz: Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. A maioria das versões em língua portuguesa trazem a palavra Gigante para alguns dos que nasceram como resultado do casamento de membros dos descendentes de Caim e Sete, o que não é um boa tradução, visto que o termo original pode muito dizer ser traduzido como poderosos, valentes ou violentos, o próprio versículo e o 5 apoiam essa ideia, visto que, por causa da ação desses homens violentos e muito pecaminosos, que se generalizava e a adoração ao Senhor se acabava, foi que Deus resolve mandar o dilúvio e dar caba da maldade humana.
2.2 Dos patriarcas à nação de Israel.
Depois da saída da arca, os descendentes de Noé vão
aumentando com a tarefa de adorar ao Senhor, contudo vão em caminho contrário e
o coração deles se aparta do Altíssimo. Deus confunde as línguas em Babel e
separa o povo (Genesis 11). Contudo, ainda querendo ser adorado pela sua
criação pessoal, mesmo caída, Deus levanta um homem, Abrão, para que, através
dele um povo se formasse, ele seria pai de uma incontável nação (1. Ora, o
SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu
pai, para a terra que eu te mostrarei. 2. E far-te-ei uma grande nação, e
abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. Gênesis
12:1,2).
Os desdobramentos da história são conhecidos:
• Abraão
teve oito filhos, os dois mais conhecidos, Ismael e Isaque e mais seis com
Quetura, conforme Genesis 25. 1, 2, dentre eles Isaque, filho único de Sara,
sua esposa, é escolhido para se cumprir a promessa da formação do povo especial
do Senhor. (Genesis 35. 12)
Então, o povo de Israel, mesmo sendo uma nação, sempre foi
na verdade, a família de Abraão, sua expressão se dá nas doze tribos que levam
os nomes dos seus bisnetos, tanto que no Salmo 133. 1 David chama esse povo de
Irmãos. O povo de Israel tinha essa consciência de, embora sendo indivíduos e
tribos diferentes, eles sempre apontavam para o seu patriarca, sempre se
identificavam como os filhos de Abraão, portanto a nação era, uma grande
família, e assim se expressava.
3. IGREJA A FAMÍLIA DE DEUS
Ao chegarmos no novo testamento recebemos algumas valiosas
informação sobre a família do Senhor:
Quem é esse povo hoje, quem hoje é esse Israel de Deus, os descendentes de Abraão pela fé? Esse povo é a igreja do Senhor. Por isso umas da figuras mais destacadas para a igreja é a da família. Paulo declarou aos Efésios Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Efésios 2:19. No capítulo 3 da mesma carta ele aprofunda o ensino e diz: 14 Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15. Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, Efésios 3:14,15, aqui somos ensinados que Deus é pai de uma família enorme, de todos os salvos em Jesus que estão na terra, ou seja os vivos, a igreja militante, e de todos o salvos que já estão com o Senhor, a igreja triunfante. A igreja é essa grande família, internacional e histórica. Onde houve um salvo, em qualquer tempo e em qualquer tempo, alí estará um membro da família de Deus!
As figuras de corpo e família, para a igreja, são apresentadas conjuntamente, isso é extremamente significativo, pois fala de unidade orgânica, de cuidado mútuo.
A respeito da igreja como família de Deus , o Dr Bruce Sheley, na sua obra Igreja o povo de Deus, diz que: Isso sugere que a igreja é uma sociedade de amor e aceitação.
Ora, a despeito de todos os filhos do Senhor serem de uma mesma família e de uma mesma igreja universal, é no aspecto local que a igreja se expressa melhor e mais vezes no novo testamento. A vasta maioria das citações da igreja no novo testamento é à igreja local. Embora O rei David seja nosso irmão na fé, assim como Jeremias, Paulo, os salvo do Japão e de qualquer lugar ou tempo, é aqui, na igreja local, que vivemos e convivemos como família do Senhor, como irmãos na fé. É aqui que nos amamos, somos suporte uns para com os outros, as vezes nos estranhamos, mas logo curamos nossos relacionamentos.
É maravilhoso ser igreja, corpo e família do Senhor, ter uns aos outros como irmãos.
Que o nosso Pais nos abençoe!
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