segunda-feira, 25 de outubro de 2021

PAI NOSSO - A FAMÍLIA DE DEUS (Mateus 6.6)

Pr Rovanildo

Na oração, o “nosso” significa que a oração deve ser usada por uma comunidade (Randolph Tasker). Quando Jesus ensinou a dizer “Pai nosso”, Ele acentuou que essa comunidade é uma família. (da qual Deus é o Pai)Digite aqui o resumo do post Digite aqui o resto do post



1. O SENHOR É UM DEUS FAMILIAR

O Senhor subsiste, eternamente, em uma relação familiar, visto que na economia da trindade duas pessoas, o Pai e o Filho, expressão essa relação. Sendo o Deus trino eterno, podemos dizer que a família não surge na criação do ser humano, mas ela  é eterna em Deus.

 

1.1   O aspecto familiar integra a imagem e semelhança de Deus no ser humano

Sobre a criação do ser humano, está escrito em Gênesis 1:27 que o Senhor criou dois gêneros apenas, masculino e feminino: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Ainda em Genesis vemos que O Senhor não criou os gêneros para independência, mas a razão de ser dos dois existirem é formar uma família. No capítulo  2:18 desse livro  está escrito: E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.  No mesmo capítulo 2, no versículo 24 Moisés diz que é por causa  e na base desse princípio dado por Deus que as famílias surgem: Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Salvo por alguma questão impeditiva, como saúde ou chamado especial da parte do Senhor, ninguém deve permanecer sozinho, Deus nos chamou para constituirmos família, casarmos e termos filhos, e, conquanto cada gênero expresse a imagem e semelhança de Deus, é somente no casamento monogâmico, monossomático e heterossexual que essa imagem e semelhança se expressa plenamente.

 Podemos ver aqui que, além de eterna em Deus, a família integra a imagem e semelhança de Deus nos seres humanos e é a primeira instituição social criada pelo Senhor.

 

2. O POVO DE DEUS SE EXPRESSA FAMILIARMENTE

2. 1 Da criação até o diluvio

A segunda instituição humana foi a religião. Em  Gênesis, no capítulo 4, versículos 3 e 4 está escrito: 3. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Caim e Abel eram filhos do primeiro casal, portanto pode-se dizer que a adoração ao Senhor surge nesse contexto familiar.

 Como toda família a de Adão também tinha problemas, por inveja, Caim mata seu irmão, Abel. O Senhor, contudo, não fica sem adoração, e dá ao primeiro casal mais um filho, Sete, a partir desse e sua descendência, o nome do Eterno continua sendo adorado: 25. E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. 26. E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor. (Gênesis 4:25,26)

As descendências de Caim e Sete vão se proliferando separamente, conforme o capítulo 5 do primeiro livro da Bíblia, a de Caim distante do Senhor e a de Sete mantendo a religião pura, a adoração ao Senhor, como Ele o quer, até que no capítulo 6 é dito que  essas gerações se misturam  Gênesis 6:2 Viram os filhos de Deus (os descendentes de Sete)  que as filhas dos homens (os descendentes de Caim)  eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. (grifo meu). Dessa junção, diz o versículo 4 desse capítulo que surgiram os homens poderosos. O texto diz:  Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. A maioria das versões em língua portuguesa trazem a palavra Gigante para alguns dos que nasceram como resultado do casamento de membros dos descendentes de Caim e Sete, o que não é um boa tradução, visto que o termo original pode muito dizer ser traduzido como poderosos, valentes ou violentos, o próprio versículo e o 5 apoiam essa ideia, visto que, por causa da ação desses homens violentos e muito pecaminosos, que se generalizava e a adoração ao Senhor se acabava, foi que Deus resolve mandar o dilúvio e dar caba da maldade humana.

 Querendo das cabo da maldade, mas não da raça humana, o Senhor resolve preservar sua criação pessoal, mas não o faz com elementos isolados, Ele o faz através de uma família, a de Noé, mais uma vez vemos Deus querendo uma família para adorá-lo.  Do construtor da arca, que daria continuidadade à raça humana se diz: Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. (Gênesis 6:9)

 

2.2 Dos patriarcas à nação de Israel.

Depois da saída da arca, os descendentes de Noé vão aumentando com a tarefa de adorar ao Senhor, contudo vão em caminho contrário e o coração deles se aparta do Altíssimo. Deus confunde as línguas em Babel e separa o povo (Genesis 11). Contudo, ainda querendo ser adorado pela sua criação pessoal, mesmo caída, Deus levanta um homem, Abrão, para que, através dele um povo se formasse, ele seria pai de uma incontável nação (1. Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. Gênesis 12:1,2).

 

Os desdobramentos da história são conhecidos:

             Abraão teve oito filhos, os dois mais conhecidos, Ismael e Isaque e mais seis com Quetura, conforme Genesis 25. 1, 2, dentre eles Isaque, filho único de Sara, sua esposa, é escolhido para se cumprir a promessa da formação do povo especial do Senhor. (Genesis 35. 12)

 •             Isaque tem dois filhos gêmeos e o Senhor escolhe o mais novo, Jacó, para seguir com a linhagem.

 •             Jacó tem 12 filhos, que descem ao Egito e lá se multiplicam formando uma nação.

 •             O Senhor arranca o povo dEle do Egito, os conduz por 40 anos no deserto até e os estabelece  terra prometida, dividindo essa em 12 tribos, que são os descendentes dos filhos de Jacó.

 

Então, o povo de Israel, mesmo sendo uma nação, sempre foi na verdade, a família de Abraão, sua expressão se dá nas doze tribos que levam os nomes dos seus bisnetos, tanto que no Salmo 133. 1 David chama esse povo de Irmãos. O povo de Israel tinha essa consciência de, embora sendo indivíduos e tribos diferentes, eles sempre apontavam para o seu patriarca, sempre se identificavam como os filhos de Abraão, portanto a nação era, uma grande família, e assim se expressava.

 

3. IGREJA A FAMÍLIA DE DEUS

Ao chegarmos no novo testamento recebemos algumas valiosas informação sobre a família do Senhor:

 Se no Antigo Testamento o povo de Deus se expressava nacionalmente, na descendência física dos filhos de Abraão,  a nação de Israel, no Novo Testamento  somos informados que os que formam esse povo São filhos de Deus. Quando o Senhor ensina os discípulos a orarem dizendo “Pai Nosso”, era dessa realidade, agora revelada, que Ele estava falando.

 Os filhos de Deus agora se expressam internacionalmente, o Senhor não tem por povo apenas os de Israel, mas de qualquer lugar, quem creia em Jesus é filho de Deus. Isso está muito bem esclarecido no começo do evangelho conforme João.  (João 1. 11,12   11. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome). Também quando o gentil Cornélio se converte, Pedro reconhece que não apenas aos Judeus é dada a salvação e a filiação divina, daí o apóstolo diz: ( 34. E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; 35. Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. Atos 10:34,35).

 É preciso, contudo, dizer que não chamou um povo novo, ou diferente, os salvos que não são judeus, são o mesmo povo do Antigo Testamento, são filhos de Abrão, não de descendência física, mas pela fé em Jesus, conforme ensinou o apóstolo Paulo aos crentes da Galácia (Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Gálatas 3:7). Aos Romanos Paulo deixa o ensino ainda mais claro ao dizer que a descendência de Abraão, que é chamada de filhos de Deus, na verdade, não são os nacionais, mas os da fé em Jesus, não houve, portanto, falha, nem mudança no Senhor, o povo é sempre o mesmo, e a filiação sempre foi pela fé (6. Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; 7. Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. 8. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência. Romanos 9:6-8)

Quem é esse povo hoje, quem hoje é esse Israel de Deus, os descendentes de Abraão pela fé? Esse povo é a igreja do Senhor. Por isso umas da figuras mais destacadas para a igreja é a da família. Paulo declarou aos Efésios Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Efésios 2:19. No capítulo 3 da mesma carta ele aprofunda o ensino e diz: 14 Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15. Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, Efésios 3:14,15, aqui somos ensinados que Deus é pai de uma família enorme, de todos os salvos em Jesus que estão na terra, ou seja os vivos, a igreja militante, e de todos o salvos que já estão com o Senhor, a igreja triunfante. A igreja é essa grande família, internacional e histórica. Onde houve um salvo, em qualquer tempo e em qualquer tempo, alí estará um membro da família de Deus!

As figuras de corpo e família, para a igreja, são apresentadas conjuntamente, isso é extremamente significativo, pois fala de unidade orgânica, de cuidado mútuo.

A respeito da igreja como família de Deus , o  Dr Bruce Sheley, na sua obra Igreja o povo de Deus, diz que: Isso sugere que a igreja é uma sociedade de amor e aceitação.

Ora, a despeito de todos os filhos do Senhor serem de uma mesma família e de uma mesma igreja universal, é no aspecto local que a igreja se expressa melhor e mais vezes no novo testamento. A vasta maioria das citações da igreja no novo testamento é à igreja local. Embora O rei David seja nosso irmão na fé, assim como Jeremias, Paulo, os salvo do Japão e de qualquer lugar ou tempo, é aqui, na igreja local, que vivemos e convivemos como família do Senhor, como irmãos na fé. É aqui que nos amamos, somos suporte uns para com os outros, as vezes nos estranhamos, mas logo curamos nossos relacionamentos.

É maravilhoso ser igreja, corpo e família do Senhor, ter uns aos outros como irmãos.

Que o nosso Pais nos abençoe!

 

 

 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog