quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

SANTIFICADO SEU O TEU NOME - Reverencia Santidade

Pr Rovanildo


Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Mateus 6:9

Quando pensamos em nome, pensamos em pessoa, o nome de alguém é esse alguém. Nas escrituras isso não é diferente, o nome é a pessoa. Nomes são dados, sempre por superiores: pai, mãe, na Bíblia vemos também superiores modificando, dando nomes novos àqueles sobre os quais dominavam, como no caso de Daniel e seus amigos (Daniel 1. 7), também é comum ver o Senhor modificando nomes. Abrão teve seu nome modificado para Abraão, Sarai para Sara e Jacó para Israel, por exemplo.
Os nomes também podem guardar relação com as caraterísticas pessoais, especialmente quando são modificados. Jacó, o suplantador, passou parte de sua vida tramando contra seu irmão, mas, depois de se encontrar com o Senhor em Jaboque, teve seu nome, modificado pelo próprio Deus para Israel, o que luta com Deus, ou príncipe de Deus (Genesis 32. 28). Noemi, que tem por significado do nome o meu deleite, pediu para ser chamada de Mara, ou seja, amarga, por causa de tanto sofrimento que passara (Rute 1. 20).

Contudo, isso não é regra, há nomes cujo significado podem não ter qualquer relação com as características da pessoa que o leva, Judas por exemplo, é aquele que louva, mas na verdade, um dos tantos judas na Bíblia negou a Jesus.

Deus não tendo nenhum outro como superior, deu nome a si mesmo, Javé é o nome pessoal do Senhor, Esse nome parece ter origem no grau incompleto do verbo ser em Hebraico, na nossa tradução ele diz significar Eu Sou o que Sou, mas pode admitir a tradução Eu Serei o que Serei, isso fala da grande característica de Deus, Ele é o eterno, o que não tem começo, não terá fim e transcendo o tempo, o que nunca foi criado e a tudo cria, que fez tudo para si mesmo, em quem não há sombra de variação. (Tiago 1. 17).

Quando Jesus diz “Santificado seja o teu nome”, Ele está se referindo ao próprio Deus, e não, primeiramente, ao substantivo Javé, esse substantivo não tinha, nem tem razão de ser, a parte do próprio Senhor.

Mas é possível santificar a Deus? O que isso Significa?

1. A SANTIDADE DE DEUS
Essa impossibilidade de variação do Senhor chama atenção para seu atributo mais proeminente, sua santidade, como escreve o Dr J. Alec Motyer: O adjetivo mais frequentemente associado ao nome de Deus é "santo", o qual, dessa maneira, se tornou a descrição primária da natureza divina. Deus é absolutamente Santo, Tiago diz que Ele nem pode ser tentado (Tiago 1. 13), isso está de acordo com o termo para santo, no antigo testamento, quando fala de Deus, Kadoshi, apartado, separado. Dizendo de outra forma, Deus é passivamente santo, ou seja, diferente de nós, Deus não precisa se esforçar para ser santo, Ele já o é. George Thomas Manley escreveu: "Pode-se dizer que a santidade é o atributo distintivo por excelência de Deus, o resplendor de tudo que Deus é”.

2. SANTIFICANDO O NOME DE DEUS
Jesus não estava ensinando a orar pedindo que algo fosse feito para que o Senhor se tornasse mais santo, isso é impossível, Ele já é absolutamente santo, perfeito, eterno, nada pode ser acrescentado à Ele. O que Jesus estava falando era em Reverencia e Santidade para com o Deus santo. Dr Wayne Grundem, escritor de uma dos mais usados textos de teologia sistemática da atualidade, foi muito feliz em sua obra ao dizer:

Quando dizemos a oração: "Santificado seja o teu nome", como parte do Pai Nosso (Mt 6:9), estamos orando para que as pessoas falam de Deus de uma maneira que honre e refleta adequadamente seu caráter. Esta honra ao nome de Deus pode ser feita com ações, bem como em palavras, porque as nossas ações refletem o caráter do Criador, a quem servimos (Mt 5.16). Honrar o nome de Deus é, portanto, honrá-lo.

A reverencia ao nome de Deus diz respeito a adoração, a culto. É cultuando que reverenciamos, adoramos a ao Senhor. Temos que ter a consciência que o culto acontece em toda na nossa vida, em tudo que somos ou fazemos, como disse o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 10. 31 Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. Podemos dividir nossa vida em três esferas três Individual, pública e coletiva, em cada uma delas o nome do Senhor deve ser reverenciado e nós devemos manifestá-lo com nossa vida de santidade.

2. 1 O CULTO INDIVIDUAL
O culto individual é o que chamamos de tempo devocional, que acontece quando estamos sozinhos com o Senhor em oração e adoração, é quando nos derramamos diante dEle (Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa. Mateus 6:6)

2.2 O CULTO PÚBLICO
É o nosso dia a dia, quando refletimos a glória de Deus para as outras pessoas, esse culto acontece quando vivemos de modo digno do Senhor, e assim refletimos sua glória (Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus. Mateus 5:16)

2. 3 CULTO COLETIVO
É aquele que prestamos juntos com os irmãos, é o ápice da vida de adoração, quando trazemos nossas experiencias coletivas, o que somos, e juntos vamos a presença do Senhor, é o melhor ensaio para o céu, posto que lá será culto coletivo constate e eterno.

Se no culto individual manifestando reverencia e santidade com a sinceridade de nossa coração, se no culto público, adoramos a Deus e manifestamos sua glória com nossas boas obras, ter Reverencia e Santidade no culto coletivo. Alisto seis caraterísticas de um culto santo.

• Quando se tem consciência da presença real de Deus no meio da congregação (Samo 22. 3)
• Quando há contrição e arrependimento diante do Deus Santo (Salmo 51. 17)
• Quando a adoração a Deus se dá através de Jesus (Hebreus 10. 16, 20)
• Quando a adoração é dada com vida e não apenas mecanicamente (Mateus 15. 8; João 4. 23)
• Quando os elementos constituintes da liturgia estão de acordo com o que é ordenada nas escrituras (1Corintios 14. 26)

• Quando há reverencia ao Deus Santo, presente e adorado (1Corintios 14. 40)
Porque devemos ser santos? Não seria suficiente, irmos ao culto e fazermos disso, unicamente, nossa vida religiosa?

Qual o motivo e base dessa oração de Jesus?

É preciso saber que já fomos santificados, para sempre, pelo sangue de Jesus, que nos limpou de todos os nossos pecados (1 João 1. 7), portanto, temos que manifestar no exterior o que já aconteceu no interior, devemos demonstrar na prática o que já houve espiritualmente.

Há mandamentos específicos de Santidade, por causa do Deus Santo, para serví-lo, devemos querer imitá-lo, está escrito, por exemplo, em 1 Pedro 1. 14-16 Como filhos obedientes, não vivam conforme as paixões que vocês tinham anteriormente, quando ainda estavam na ignorância. Pelo contrário, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, porque está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo.”

Finalmente, o Javé, nosso Deus, mesmo disse: — “Não tome o nome do Senhor, seu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” (Deuteronômio 5:11). Santidade e reverencia, na vida devocional, nas ações e interações públicas, no culto congregacional, santo e conformado com as escrituras, nada menos do que isso é que o Senhor quer, por isso, nada menos que isso devemos dar à ele.

Ele nos abençoe.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog