segunda-feira, 23 de junho de 2008

AS MARCAS DE UMA IGREJA SAUDÁVEL


2João

INTRODUÇÃO

Muito se tem escrito e falado acerca da igreja, principalmente sobre o crescimento da igreja, há livros e mais livros, pregações e artigos com técnicas que, se bem aplicadas, prometem seu idealizadores, farão qualquer igreja crescer. Criam-se, então, os modelos de igreja e os parâmetros para medir o sucesso de um pastor e de uma igreja onde a lógica é: se a igreja cresce, se é grande o pastor é bom e a igreja está bem. Tive um colega no seminário que me deixava chateado, ele sabia quantos membros tinha cada igreja de sua denominação e qual era o salário de cada pastor, conheço ainda pastores de várias denominações que têm preconceito eclesiástico, eles não gostam de pregar em igreja pequena, mas até se oferecem para pregar em igrejas grandes, se vêem um colega pastor de uma igreja maior conversam e até bajulam, mas se encontram um de igreja pequena, se esquivam até de cumprimentá-lo.

Todo esse movimento, toda essa fervura é, na verdade resultado do Pragmatismo uma filosofia nascida América do norte que tem por pais Charles Sanders Peirce e William James, no pragmatismo o que importa é o resultado e não a verdade, aliás nessa filosofia a verdade é relativizada, a pergunta de um pragmático não: é isso está certo? Mas isso dá certo? Também não é: isso é verdade? Mas, isso produz resultado? Infelizmente muitas igrejas e pastores a muito caíram nesse erro e no afã de terem crescimento, não perguntam se o que fazem agrada a Deus, querem saber dos números, o que o Pastor Hernandes dias Lopes chamou em um de seus sermões de numerolatria.

Mas se o aferidor da saúde de uma igreja não está simplesmente em seu crescimento, onde está? O texto de Atos 2:42 (E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.) nos ensina como uma igreja deve viver para, diante de Deus ser saudável. Vejamos algumas características da primeira comunidade cristã, onde não havia templo, programações especiais etc, mas que por tais características agradavam a Deus:

1 doutrina dos apóstolos: Era uma igreja que cria de maneira correta

2 e na comunhão: Era uma igreja que se amava

3 no partir do pão: Era uma igreja que compartilhava

4 nas orações: Era uma igreja que buscava a face do Senhor.

A primeira expressão do texto “E perseveravam” , é, também, muito importante pois mostra que essas atitudes eram constantes na igreja, não era uma igreja que vivia de impulsos e sobressaltos, mas era firme, constante e abundante na obra do Senhor.

O texto de 2João também fala de marcas de uma igreja saudável, e enquanto meditamos nele, oremos para que essa palavra se torna vida em nós como igreja e como crentes individuais são necessariamente membros do corpo de Cristo.

DESENVOLVIMENTO

1. A QUEM JOÃO ESCREVEU?

1 O ancião à senhora eleita

O começo do versículo 1 diz que o apóstolo amado escreve a uma senhora eleita, o que na verdade é uma maneira figurada de falar a uma igreja, isso fica claro quando lemos o texto pois nos cinco primeiros versículos o autor se dirige a alguém na segunda pessoa do singular, como que falando de um indivíduo, mas a partir do seis fala para a segunda do plural. João escreve a um grupo de irmãos e se nos cinco primeiros versos escreve como que para um indivíduo é por que a igreja é uma unidade de vários, um corpo com muitos membros, conforme 12: 12ss.

Na saudação há semelhança com as demais do NT, a saber, graça e paz, mas com uma interpolação, misericórdia, ficamos assim informados que por sua graça Deus teve misericórdia de nós e nos deu sua paz.

Mas qual é a mensagem da carta? O que João queria elogiar e exortar naquela igreja? E o que esse texto fala a nós?

2. UMA IGREJA SAUDÁVEL CRÊ DE MANEIRA CORRETA

2 por causa da verdade que permanece em nós, e para sempre estará conosco.

Crê em alguma coisa não é grande lucro, nem mesmo se tal parecer baseada nas escrituras, pois mais nobre que simplesmente crê é fazê-lo de maneira correta, os crentes de Beréia foram elogiados por isso (At 17: 11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.),e somos exortados a examinar tudo (1Ts 5:21 - Examinai tudo. Retende o bem.).

Esses textos nos alertam para a necessidade de termos ouvidos apurados para ouvir o que se prega, e coração disposto para saber se é verdade ou simplesmente agradável. Nessa carta João fala desse cuidado: vs 8 Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa.

Outra maneira se manter na verdade é rejeitando não somente o erro, mas a associação com quem os ensina, isso é claro nos versículos 10 e 11 (10 Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.11 Porque quem o saúda participa de suas más obras), por mais radical que isso possa parecer, é muito importante que seja praticada pois quem não quer sujar-se de lama não deve se abraçar com porcos.

3. UMA IGREJA SAUDÁVEL VIVE DE MANEIRA CORRETA

4 Muito me alegro por ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai.

Se no versículo 2 a igreja foi elogiada por crê de maneira correta, aqui ela o é por praticar, andar na verdade.

As escrituras incentivam uma vida decorrente da crença correta, e que a doutrina correta sempre deve produzir vida correta, Tiago disse isso muito bem (Tg 1:22 - E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.). Ora, adianta muito pouco encher-se de doutrina, de conhecimento das escrituras sem a devida prática, até por que isso no máximo vai dar numa obesidade intelectual – religiosa.

Nada aproveitará uma igreja ou um crente individual que escuta a palavra, aprende e depois vive de maneira contrária ao que aprendeu, isso por que a palavra de Deus não é pregada para admiração, mas para a prática; Acerca disso Jesus disse (Lc 12:47) - O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; Contudo será muito feliz aquele que procura conhecer a verdade e a pratica, pois no mesmo texto Jesus também disse (vs 43) Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.

4. UMA IGREJA SAUDÁVEL AMA

5 E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros

O amor é sempre a característica distintiva do filho de Deus, isso por que se uma igreja ou um crente crê de maneira correta e vive de maneira correta, nos aspectos morais e éticos, mas não tem amor, o que têm não é aproveitável 1Co 13: 1- 3 diz: (1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.) nesse texto se observa claramente que os prodígios, o conhecimento e até mesmo a beneficência é nada se feitos sem amor. Jesus deixou muito claro que as pessoas distinguiriam os filhos de Deus pelo amor (Jo 13:35 - Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.).

CONCLUSÃO:

A igreja e o crente devem se preocupar em agradar a Deus andando conforme manda sua palavra, quanto aos resultados o Soberano Senhor disso se encarregará. Não é preciso que a igreja se amedronte com a possibilidade do não crescimento pois se o crescimento errado é reprovado (Ap 3:17 -Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;) a palavra garante um crescimento saudável que vem quando se teme a Ele e se vive de acordo com sua palavra (Ef 4: 15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,16 do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.)


EFG

Um comentário:

jardelbezerra disse...

Caraca pastor, vc resumiu bem ai, sempre quis dizer essas palavras a cerca da igrea, e nunca consegui, parabéns!

Pesquisar este blog