domingo, 15 de junho de 2008

A SERIEDADE E A FELICIADE DA VIDA CRISTÃ



Rm. 12: 1-3 1-Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos por um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2-E não vos conformeis a este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

INTRODUÇÃO:

A vida cristã é cheia de responsabilidades, portanto é algo altamente sério, não existe espaço para brincar com ela, para vivê-la da maneira irresponsável. Jesus afirmou que quem quisesse seguí-lo deveria renunciar a sua própria vida, seu jeito de ser etc (Mt 16: 24-Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;). Porém, ao mesmo tempo, ela é extremamente feliz, cheia de paz e gozo, o mesmo Jesus que falou da seriedade da vida cristã afirmou em Jo 14: 27-(Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize). Sim a promessas de paz, bênçãos, alegrias para o seguidor de Jesus. Paulo afirma em Ef 1: 3-Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; Lucas diz em At 2: 46- Que os primeiros crentes viviam em estado de alegria constante (E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,) O entendimento errado ou deficiente dessas verdades acerca da vida em cristo pode levar a dois extremos que devemos evitar:

1. Aqueles que só percebem a seriedade da vida cristã:

Passam a viver em um mundo cinza, sem alegria, carregam um fardo muito pesado, e tentam colocá-lo sobre os outros. Uma das frases preferidas desse grupo é: “ser crente é muito difícil!” E isso por que esses queridos irmãos ainda não entenderam o ensino de que a obediência a Deus é decorrente do nosso amor e gratidão para com Ele e que assim os mandamentos do Senhor não são um peso, como diz João (1Jo 5: 3-Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;) e Jesus em (Jo 14: 15- Se me amardes, guardareis os meus mandamentos).A outra maneira de aliviar o que seria carga em fardo leve é amando ao outro. Ao ser questionado acerca de qual seria o maior dos mandamentos o mestre foi enfático (Mt 22: 37-Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento; 38-Este é o grande e primeiro mandamento).O Apóstolo Paulo deixou claro isto em (Rm 13: 8-10-O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.). Amar a Deus e ao irmão são os maiores mandamentos, pode-se dizer que são um resumo da lei se você pode amar então servir a Jesus pode ser sério mas será também alegre. Agostinho disse: “Ame a Deus e faça o que quiser”, parafraseando a ele eu digo “Ame a seu irmão e faça o que quiser”.os que só percebem a seriedade da vida cristã boa parte das vezes se tornam legalistas, fazem tudo por obrigação. Contudo são sinceras no que fazem e procuram dar bom testemunho segundo o que lhe for ensinado.

2. Aqueles que só percebem a felicidade da vida cristã:

Passam a viver em um mundo de fantasia, não tem responsabilidade para com Deus nem para com a igreja, muitas vezes são relapsos com sua vida espiritual, não levam a sério o que diz a palavra de Deus, não se envolvem, ou se tentam se envolver querem fazer as coisas de qualquer Jeito. Algumas das suas frases preferidas: “Por que eu tenho que fazer isso?”, “ Por que eu não posso fazer isso?” “Isso não tem nada a ver!!”. Alguns rejeitam cargos ou responsabilidades, e em alguns casos rejeitam ser dizimistas e contestam qualquer coisa da área financeira na igreja. Esses irmãos não entenderam que servir e seguir a Jesus não é uma aventura, uma brincadeira de criança e na grande maioria das vezes comentem escândalos e não lembram que Jesus disse Em (Lc 16 1-Disse Jesus a seus discípulos: É impossível que não venham tropeços, mas ai daquele por quem vierem!). O servo que Jesus procura é um servo engajado, disposto a dar o melhor de si na sua obra (Jo 15: 16-Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda). Mas como viver corretamente e plenamente a nova vida, a vida de cristo em nós? Este texto tem muito a nos ensinar. Vejamos:

DESENVOLVIMENTO

1. A PRÁTICA CORRETA DEPENDE DE UMA DOUTRINA CORRETA

A primeira do versículo 1 diz “Rogo-vos pois...” Esta pequena palavra “pois”, quase imperceptível tem muito a dizer, ela sempre faz a ligação com do que se está dizendo com o que foi dito, e o que estava sendo dito antes? A Epístola aos Romanos é dividida em dias partes principais a primeira que vai do capítulo um ao 11 trata de assuntos doutrinários de ensinamentos como Justificação pela fé. Justiça de Deus, misericórdia, eleição etc. Mas a partir do capítulo 12 até o final do livro são assuntos referentes a prática, a vida cristã e esse “pois” faz a ligação entre essas duas partes e com isso aprendemos duas coisas muito importantes:

1.1 Não se pode apenas aprender a verdade e não praticá-la.

Isso é sedentarismo, gera crentes bem alimentados intectualmente, mas sem nenhuma prática sem nenhum exercício, e a prática ainda é a melhor maneira de fixar bem o que se aprendeu. Quem come muito e não se alimenta fica obeso, e obesidade gera doença, espiritualmente também é assim, não adianta ler muito as escrituras, orar muito, estudar muito e não praticar a vida cristã, Tiago disse (1:22-E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos). Há uma doença chamada Megacefalia em que a criança tem a cabeça grande demais para o corpo, encher-se de conhecimento e não praticar gera megacefalia espiritual. Jesus disse em (Lc 12: 48 -mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá). Cuidemos em praticar o que aprendemos

1.2 Não se pode praticar a verdade sem conhecê-la.

Esse é um grande problema. Muitas vezes existem irmãos que não procuram conhecer o que diz a palavra do Senhor sobre o que Deus requer de si e caem em armadilhas, alguns ficam aquém do que o Deus exige, outros vão além e vivem mandamentos que o Soberano não ensinou. Conheça o que Deus requer e viva. Não se vive irresponsavelmente nem viva baseado em tradição ou mandamentos de homem, como sempre digo, você pode ter fé sincera e está errado, a verdade é o que diz as escrituras, conheça o que elas ensinam com verdade e cumpra. No texto já citado de (Lc 12 47-"Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.48-"Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido). Note bem um servo conheceu a vontade do seu Senhor e não a praticou, este está para aqueles que falamos antes, os que conhecendo a verdade não a praticam. Mas há também o servo que não conhece a vontade do seu Senhor e erra, interessante que também será castigado ainda que menos. Ficar aquém do que ensina o livro de Deus é pecado, é como se estivesse retirando-se alguma coisa do livro de Deus, mas viver além do que é ordenado por Deus em sua palavra como se isto fosse exigência de Deus também desagrada Deus, também é pecado, é como acrescentar alguma coisa no que Deus deixou escrito como ordem e é conhecemos o que diz (Ap 22: 18-Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; 19-e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro). Cuidemos em conhecer o que Deus requer de nós.

2. A VIDA DO CRISTÃO É UM CULTO CONSTANTE E ESPIRITUAL

A segunda parte do versículo 1 diz “...apresenteis os vossos corpos por um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Temos o costume de espiritualizar demais as coisas, por exemplo, achamos que só estamos em um culto se estivermos num templo ou numa reunião com os irmãos, há até aqueles que no templo, ou no tempo do culto, não fazem o que acham se pecado, mas fora, vivem de qualquer maneira. Mas o texto diz que o que você faz com seu corpo é culto. E isso por que é com o corpo que agimos, se comemos, comemos com o corpo, se falamos também qualquer coisa é feita no corpo, então a vida, o dia a dia, é culto. Tudo em mim deve adorar a Deus. O que você faz ou deixa viver, como você interage com os outros, tudo isso é culto. Esse culto tem características o texto diz que nosso culto tem que ser com sacrifício, pois que ainda que não precisemos apresentar animais em sacrifícios como no antigo testamento, pois o nosso sacrifício já foi apresentado, o sacrifício de Cristo, mas precisamos apresentar o nosso corpo, apresentar a vós mesmo, as características desse culto estão nas três palavras:

Vivo: Não precisamos mais de matar animais para cultuar a Deus mas devemos nos apresentar. Corpos vivos, sacrifícios vivos louvam a Deus. Use seu corpo, o que você faz para adorar a Deus no seu dia a dia.

Santo: Uma característica dos animais mortos em sacrifício era que eles deveriam ser sem defeito (Ex 12: 5-O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras ), não podia ter ferimentos, não podia ter aleijões, também nossa vida diária, nosso culto diário no corpo deve ser sem pecado, isso fala de santificação Deus ama que procura viver em santificação.

Agradável a Deus: Será que ser santo não corresponde a ser agradável a Deus. No caso dos sacrifício do Antigo testamento, para serem agradáveis à Deus o animal tinha que ser sem defeito, mas a intenção do coração do adorador era observado por Deus, também Deus se agradará de nossa vida se procurarmos viver em santidade, mas por amor ao Senhor, não por obrigação ou constrangimento. Esse culto é chamado de racional ou espiritual porque não sacrifício de animais, mas de gente consciente, que sabe o que está fazendo, é assim que Deus quer que seja, um culto, uma vida onde haja consciência de agradar a Deus vivendo em santidade, isso é altamente espiritual. Cultuar, adorar a Deus não acontece apenas no momento em que a igreja ser reúne, mas no dia a dia de cada crente, se for assim, e deve ser assim, o culto com a igreja será um desembocar do culto de cada um.

3. A VIDA CRISTÃ É DIFERENTE DO PADRÃO DE VIDA DO MUNDO.

A primeira parte do versículo 2 diz: E não vos conformeis a este século... Este século, este tempo, é um contraste do tempo que virá no por vir na eternidade em Efésios (Ef 1: 21 Esse contraste é mostrado-muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro); portanto este século é a vida nesse mundo, esse século é então esse mundo, o sistema pecaminoso que domina as pessoas que não servem a Deus. A Bíblia diz que quem for amigo do mundo é inimigo de Deus, e isso por que o que existe no mundo é desagradável à Deus, é pecado veja o que diz (Tg 4: 4-Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus .IJo2: 15, - Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16-Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo); Nosso padrão é santidade, é ser diferente, Deus nos chamou para sermos diferentes.

4. CONSEGUIMOS ALCANÇAR ESSE PADRÃO QUANDO TEMOS NOSSA MENTE TRANSFORMADA

Veja a segunda parte do versículo 2... mas transformai-vos pela renovação da vossa mente “Nós somos o que pensamos”. Se alguém só pensa no mal, será mal, se procura pensar no bem será bom, a Bíblia diz que a nossa mente deve está carregada de coisas saudáveis (Fl 4: 8 8-Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai). Não alimente sua mente com o que desagrada a Deus, com negativismos e pecado, mas alimente sua mente com a palavra de Deus e você verá que transformação que haverá o salmista disse (Sl 119: 11-Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti) Mente transformada, vida transformada.

5 HÁ CONSEQÜÊNCIAS, BENÇÃO PARA QUEM VIVE EM SANTIDADE

Como já dizemos se há seriedade, há também alegria, benção para quem serve fielmente ao Senhor. A última parte do versículo 2 diz... para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Veja que a ênfase não é para viver em santidade não leva a simplesmente saber a vontade de Deus, mas experimentá-la senti-la na vida, vivenciar a vontade de Deus é a promessa para os que cultuam a Deus no dia a dia. O texto diz tre características dessa vontade que Deus tem para nossa vida

Boa: A benção de Deus não é ruim, ela sempre faz o bem, como se diz em (Pv 10: 22-A bênção do Senhor é que enriquece, e não acrescenta dores.) Não devemos temer a vontade de Deus ele sempre age para nos abençoar, mesmo no momento da dor ele esta agindo para nos dá algo maior depois (Rm 8: 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito).

Perfeita: Nossa vontade é imperfeita, as vezes queremos algo que pesamos ser bom, como Ló quando escolheu as campinas do Jordão (Gn 13) enquanto Abraão, por mandado de Deus foi para uma terra não tão boa, mas no fim Abrão foi abençoado e Ló perdeu tudo que tinha no fogo que destruiu Sodoma e Gomorra. A vontade de Deus é perfeita, nela não há falhas o melhor para nos não é o nosso melhor, mas p melhor de Deus, como o texto de Rom 8: 28 que citamos a pouco.

Agradável. Posto que a vontade de Deus é boa e perfeita ela logo se mostrará agradável, à Ele por que ele faz o que O Agrada e a nós, pos quando estamos no centro da vontade de Deus o que Ele fizer nos agradará (Sl 37: 4- Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração).

CONCLUSÃO:

Uma vida de santidade diária é isso que Deus requer de nós, um culto com tudo o que somos e fazemos como o salmista disse no salmo 103: 1-Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Uma vida separada do mundo, mas cheia de alegria benção e paz. Está no centro da vontade de Deus vai produzir incontáveis bênçãos segundo a vontade de Deus. Você deseja isso pra sua vida? Comece desde já a deixar o Senhor através de sua palavra transformar sua mente e conseqüentemente sua vida.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog