sexta-feira, 15 de abril de 2022

ESTÁ CONSUMADO


E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado (τετελεσται). E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
João 19:30

A páscoa é um tempo muito oportuno para se falar da morte de Jesus, especialmente na sexta-feira, dia em que o Nosso Senhor foi crucificado.

A crucificação de Jesus é assunto difícil de conversar em pouco tempo, a bíblia inteira fala sobre sua morte, não é sem motivos que há incontáveis textos escritos, e tantos temas afins, mesmo dentro das escrituras. Por ser pouco o nosso tempo, escolhemos falar apenas sobre a consumação do plano da Salvação.

Na, no seu último instante, Jesus bradou: ESTÁ CONSUMADO. O que Ele quis dizer com isso? Nosso Senhor falava da consumação do eterno plano da salvação e de sua extensão.

Nós sabemos pelas escrituras que Deus, planejou a nossa salvação desde a eternidade, Apocalipse 13. 18, por exemplo diz que o cordeiro foi morto antes da fundação do mundo; Efésios 1. 4, 5 diz que fomos eleitos e predestinados antes da fundação do mundo.

Se a morte de Jesus foi planejada na eternidade, no tempo ela foi anunciada profeticamente, todo antigo testamento aponta para o sacrifício de Jesus. Foi ele mesmo que explicou isso aos discípulos, ao caminho de Emaús (Lucas 24. 26, 27).

Ao bradar: ESTÁ CONSUMADO, Jesus estava dizendo que o plano eterno estava efetivado, que as profecias estavam cumpridas. Naquele momento, a eternidade entra no tempo, vira história.

Está consumando também diz da extensão da morte de Jesus, Ele diz que a obra da Salvação está pronta, plena, perfeita e acabada, não há nada mais que alguém possa ou deva fazer. Tudo já fora feito pelo Senhor mesmo. Contudo, mesmo estando acabada, ela não foi interrompida, ela é constate. Jesus consumou a obra da salvação e continua salvando e mantendo o salvo na salvação.

ALELUIA! ESTÁ CONSUMADO. Nossa salvação já foi providenciada, não precisamos de qualquer complementação, Jesus já cumpriu o plano eterno, fazendo tudo o que era requerido pelo Pai. Hoje podemos andar em segurança, glorificando a Deus por tudo o que Ele fez por nós.

Que o consumador da salvação o abençoe, em seu nome.

Pesquisar este blog