sábado, 16 de abril de 2022

JESUS ESTÁ MORTO

Então, desceu-o, envolveu-o num lençol de linho e o colocou num sepulcro cavado na rocha, no qual ninguém ainda fora colocado. Lucas 23:53

A sepultura era negada aos criminosos, Cristo morreu como tal, de acordo com o tribunal Romano, Mas após a sua morte, Cristo foi sepultado, cumprindo a profecia de Isaias 53. 9.

O sepultamento foi o último estágio do estado de humilhação de Jesus muito bem resumido por Paulo em Filipenses 2. 5-8. Embora o texto de Filipenses não cite a sepultura, sabemos que ela faz parte da humilhação porque voltar ao pó da terra é descrito nas escrituras parte da punição do pecado (Genesis 3. 19), portanto, a sepultura fez parte do ministério e obra vicária do Senhor. Na sepultura Cristo permanecia, em corpo, sob o juízo do Pai, recebendo a ira de Deus. Se Jesus morreu por nós, ele também foi sepultado por nós.

Onde estava o espirito de Jesus enquanto seu corpo estava sepultado? A resposta foi dada pelo próprio Jesus, antes de falecer ele disse ao ladrão arrependido: Hoje mesmo você estará comigo NO PARAISO (Lucas 23. 43), e ao Pai Ele disse no seu último brado: Pai, NAS TUAS MÃOS entrego o meu espírito (Lucas 23:46). Podemos dizer, seguramente, após a morte o espírito de Jesus foi para o Pai, em estado intermediário, enquanto aguardava a ressurreição.

Mas, e quanto aos textos que dão a entender que Jesus foi ao inferno? Muitas pessoas se utilizando os textos de Efésios 4. 9 e 1Pedro 3. 18 -20, para dizer que ao morrer Jesus foi ao inferno ou para pregar evangelisticamente, aos espíritos dos mortos, ou para pregar apenas para os espíritos dos salvos e leva-los ao céu, ou para proclamar sua vitória, também no inferno. Essa interpretação contraria, fortemente, as afirmações de Jesus, que estaria com o Pai, depois de sua morte. Então o que essas passagens estão dizendo?

Efesios 4. 9 está dizendo, simplesmente, que Cristo foi sepultado. É esse o sentido de Regiões mais baixas da terra, ou abaixo da terra, do solo onde pisamos.

1Pedro 3. 19 está dizendo que, noutro tempo, através de Noé, o Espírito de Cristo, pregou para esses que agora estão em prisão. Isso fazia parte do seu ministério no velho testamento, conforme Pedro mesmo disse nessa primeira carta (1Pedro 1. 10, 11).

Nós não devemos nos entristecer pelo sepultamento de Jesus, como se isso fosse derrota para Ele e para nós, bem como vitória para o Diabo, de forma alguma, a sepultura era necessária para o cumprimento cabal das escrituras, ela fazia parte da obra salvadora de Jesus. Ora, se na cruz nossos pecados foram dados à Jesus, no túmulo eles foram sepultados juntos com o Senhor, além disso,  o túmulo diz que Jesus foi sepultado em nosso lugar, para que, ressuscitando, vencesse o túmulo e nos desse a certeza da ressurreição após a morte (Colossenses 2.12; Romanos 6. 4).

ALELUIA! Nossos pecados foram sepultados juntos com Jesus, eles também morreram, Jesus os matou e hoje somos livres pela graça de Deus!

ALELUIA! Jesus foi sepultado por nós, Ele provou dessa humilhação por nós, e nos diz que ela na será definitiva para nós, como foi para ele, um dia todos os que agora estão mortos do Senhor, ressurgirão, como ele o fez, vencendo a sepultura.

Que aquele que foi sepultado, mas ressuscitou, nos abençoe, em seu nome!

 

 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog