quinta-feira, 2 de junho de 2011

ORANDO COM CONFIANÇA, COLHENDO NO TEMPO DEVIDO



E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. Gênesis 25:21

INTRODUÇÃO
Quando os esforços humanos se esgotam tudo o que resta é orar, apelar para uma ação sobrenatural, de Deus. Na verdade, orar em quaisquer situações, boas ou ruins, de agradecimento ou necessidade, por causas já resolvidas, ou de resolução aparentemente fácil, ou difícil, até mesmo sendo ainda notadamente impossível, deveria ser a primeira atitude do crente em Jesus, infelizmente não é o que acontece, por causa, talvez, de uma frase de efeito, errada, se impregnou no consciente e inconsciente das igrejas e crentes brasileiros: “Deus só faz aquilo que o homem não pode fazer”; por causa desse entendimento errôneo e sem base bíblica muitos irmãos têm deixado para buscar ao SENHOR apenas em último caso, felizmente, em sua misericórdia Deus, mesmo sendo relegado a último plano, responde muitas orações.

Isaque foi o filho da promessa de Abraão, daquela promessa de ser pai de uma nação, feita em Gênesis 12: 2, confirmada em 15: 4 – 6, explicitada em 17, e materializada no capítulo 21. Tudo estava certo, visto que era obra de Deus, mas o tempo foi passando e Ismael e sua esposa não gerava filhos.  No texto em tela Isaque ora ao Senhor e tem sua oração respondida, sendo assim, ele mostra como deve ser a oração de quem tem necessidades e espera a ajuda do Alto.





1.  A ORAÇÃO DEVE TER OBJETIVO
E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. Gênesis 25:21

A oração deve ser uma saudável rotina, como ordena a palavra do Senhor em 1Tessalonicenses 5:17 Orai sem cessar. Falar com o Senhor deve ser algo costumeiro, diário, assim como comemos, trabalhamos, vemos nossos programas preferidos de televisão etc.

A rotina pode ser boa ou ruim. Ela é boa quando fazemos costumeiramente o que é necessário, criando assim uma disciplina própria que ajuda na execução desses necessários, e é ruim quando temos hábitos irrefletidos, viciados, desnecessários ou mesmo quando pela mecanicidade não percebemos o que fazemos. Quando oramos por questões diárias, como agradecer pelo alimento, pedir proteção pelo dia, rogar uma boa noite de sono, devemos fazer isso tendo no coração gratidão pelas bênçãos mencionadas, e fé que Deus irá ouvir os pedidos, que mesmo feitos repetidamente, não são irrefletidamente.

Quando surgem questões pontuais, específicas, essas também devem ser apresentadas ao Senhor de maneira específica, objetiva, e não superficialmente. O apóstolo Paulo inspirado Espírito Santo disse na sua carta aos Filipenses 4:6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graça;, claro que ele não supunha que precisemos dizer a Deus algo para que Ele possa conhecer, mas está nos incentivando a contar tudo a Deus. Esse fazer tudo conhecido diante do Senhor, funciona mais para nós que para Ele. Não generalizemos; ainda que o Senhor saiba tudo o que precisamos, Ele se alegra quando somos claros, isso demonstra fé no seu poder e na sua graciosa misericórdia.

2.  A ORAÇÃO DEVE SER INSISTENTE
E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. Gênesis 25:21

A versão corrigida e revisada fiel diz que Isaque orou insistentemente, e em todas as versões se diz que Deus ouviu suas orações, ou seja, essa insistência se deu por meio de várias orações pelo mesmo propósito; ele orou até ser atendido. Mônica, mãe de Agostinho orou por cerca de quinze (15) anos ao Senhor pedindo a conversão de seu filho, certa vez ela falou ao bispo de sua cidade dessa sua insistência em oração ao que o bispo responde: “O coração de teu filho não está ainda preparado, mas Deus determinará o momento. Vai e  continua a pedir: é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas”.

Orar insistentemente revela algumas particularidades que agradam a Deus:

1. Paciência: quem insiste com Deus sabe que Ele tem um tempo determinado para responder e que, como não sabemos quando é esse tempo, devemos insistir clamando, como fez o Salmista: Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Salmos 40:1

2. Confiança: quem insiste com Deus, confia que a qualquer momento Ele mostrará sua providencia respondendo a petição, portanto quem assim o faz  não se demove de sua fé. O primeiro versículo do Salmo 125 fala disso muito bem Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Salmos 125:1

3. Submissão: quem insiste com Deus, sabe que a resposta virá, positiva ou negativa, pois conhece a soberania divina mas se submete ao querer do Senhor durante o tempo em que clama, e depois da resposta.  Davi, o homem segundo o coração de Deus, no dá um belo exemplo de submissão à vontade de Deus em oração no caso da morte do seu primeiro filho com Beteseba;

2 Samuel 12: 15 -  20
15 Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente. 16 E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. 17 Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles. 18 E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria.19 Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. 20 Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.

3. ESSA ORAÇÃO GERA FRUTOS
E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. Gênesis 25:21

A oração consciente e insistente sempre gerará algum fruto, portando nunca devemos ser orgulhosos ou incrédulos ao ponto de não orar. Muito pode ser dito do resultado desse tipo de oração, mas três pontos devem ser salientados:

1. A resposta positiva quando o que pedimos se coaduna a vontade dEle. No caso de Isaque havia uma certeza que o filho viria posto o mesmo que conhecia as promessas feitas a Abraão , e ainda assim ele orou ao Senhor.  (Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Salmos 37:4)

2. Aumento da comunhão e confiança no Senhor
Quanto mais nos aproximamos de alguém, mas temos intimidade com essa pessoa. Com o Senhor não é diferente, quanto mais oramos, maior intimidade com Ele teremos, e conhecendo seu maravilhoso caráter, confiaremos mais nEle. (O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança. Salmos 25:14)

3. A pedagogia do não que quebra nosso orgulho nos ensinando que o querer do Senhor sempre é o melhor para nós. Davi, no caso citado acima, ouviu esse não, aceitou a vontade de Deus, e, no lugar daquele que morrera lhe nasceu Salomão, se sucessor  .

CONCLUSÃO
Vamos orar, sempre, mas sem mecanicidade, sem orgulho, sem impaciência. Vamos orar com fé, submetendo o pedido a aquEle que pode responder as orações no tempo devido e conforme a sua vontade. Vamos orar para aprendermos a confiar mais nEle, vamos orar por é ordem dEle, e ao fim, vermos quantos benefícios o saudável hábito de orar trará para nós.

Vamos orar.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog