terça-feira, 2 de junho de 2009

VIVENDO A NOVA VIDA


Romanos 12: 1, 2

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.


INTRODUÇÃO


Quando somos salvos pelo Senhor, nossa vida é transformada, nascemos de novo (Jo 3: 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.) é um nascimento espiritual.


Fica claro a princípio que a salvação chega a uma pessoa mediante a pregação da palavra (Rm 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.), é preciso ouvir a palavra da verdade o evangelho da salvação para se crê nessa verdade (Ef 1: 13 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.), mas, é igualmente necessária uma ação do Espírito no coração do ouvinte para que esse seja convencido de seu pecado e venha a se arrepender e crer na palavra pregada (Jo 16:8 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.), é por isso que muitas pessoas até ouvem a mensagem do evangelho e não se entregam, não ouve uma ação sobrenatural, divina. Se o Espírito não atua, se Ele não convence a pessoa, é impossível que haja salvação. Por outro lado, se houver um mover do Espírito Santo, a salvação com certeza ocorrerá, e a pessoa nascida de novo sentirá as alegrias dessa nova vida, deixando para trás toda a insuportável carga que levava quando estava longe do amado Salvador (2 Co 5: 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.), pois o Salvador troca o fardo pesado do mundo pela sua companhia, seu jugo leve (Mt 11: 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.)


Mas por quê existem pessoas no meio da igreja que não provam desse novo viver, pessoas que estão dentro da igreja e continuam como antes, ou mudam seu estilo e padrão de comportamento e não se satisfazem com essa novidade de vida? dois motivos podem ser apontados:


1. Nem todo que está na igreja é de fato salvo.


Vários motivos podem levar uma pessoa a ir e está numa comunidade cristã, por exemplo:


· Buscar bênçãos


· Gostar do ambiente da igreja


· Mudar de religião


Mas isso jamais significa transformação verdadeira, salvação, no máximo pode ser uma de empolgação um deslumbramento, mas quem assim está, continua tão perdido quanto antes. Paulo, o apóstolo disse que há falsos irmãos na igreja (2Co 11:26) e Jesus disse na parábola da sementes que algumas pessoas recebem a palavra com alegria, mas não tendo raiz logo murcham, morrem (Mt 13: 20, 21)


2. Alguns são salvos, mas pelo seu pouco tempo de experiência cristã, ainda não aprenderam a vencer. Porém o normal é que com o passar do tempo amadureça e esse irmão venha desfrutar o melhor de Deus e seja um vencedor sobre o mundo (1Jo 5: 4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.)


O texto que tomamos para meditar nos diz onde e como alcançar essa plenitude de vida, aqui chamada de boa, perfeita e agradável vontade de Deus (2b).


1. A SANTIFICAÇÃO DO CORPO


Vs 1. Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.


A santificação do corpo é apresentada nas escrituras como necessária para a vida cristã, visto que como somos por inteiro do Senhor, nosso corpo também é dEle, e deve ser usado não para o desfrute pecaminoso, mas para a glória de Deus (1Ts 4: 4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;)


Há dois motivos principais pelos quais devemos santificar o nosso corpo:


1. Nosso corpo é templo do Espírito Santo (1Co 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?)


2. Nosso corpo é membro do corpo de cristo (1Co 6:15 não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.)


2. SANTIFICAÇÃO DE VIDA


2a E não sede conformados com este mundo,


Ser conformado é ser conforme, e a palavra nos diz que não devemos proceder como esse modo.


Existem coisas que são comuns, corriqueiras que as pessoas julgam não ser pecado. Talvez aos olhos da sociedade essas práticas seja normal, mas aos olhos de Deus não. Essa foi a grande luta que Paulo enfrentou em Corinto, cidade onde era tão comum a prostituição e a idolatria que havia gente da igreja se prostituindo e comendo carne sacrificada aos ídolos, mas o apóstolo dos gentios combateu isso dizendo que nem tudo que é lícito é conveniente (1Co 6:12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.). Nos nossos dias há situações piores, onde determinados comportamento e ações condenáveis à luz da lei e dos costumes e convenções sociais se tornam tão comuns que findam sendo praticadas como se nada houvesse de mal nelas. Mas para o filho de Deus tais práticas devem ser abandonadas .


3 A SANTIFICAÇÃO DA MENTE


12b sede transformados pela renovação do vosso entendimento,


Na mente estão contidas as informações que levam uma pessoa a ser o que quem é e como é. Se ocupamos muito tempo com alguma coisa, isso vai se impregnando em nossa mente, como no caso do profeta Jeremias que no meio da desgraça do cativeiro só conseguia pensar no pior (Lm 3: 1 – 20), chegando a raias da depressão, somente quando se chega ao verso 21 do texto o profeta das lamentações resolve mudar o pensamento e vencer o mal interior que o afligia (Lm 3: 21 Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança.)


O que tem ocupado seu tempo e conseqüentemente sua mente? Em que você tem se transformado ou o que você tem sido por causa disso? A esse respeito, nos exorta a palavra de Deus: Fl 4: 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.


Como conseguir essa mudança na mente? Como se livrar de vícios mentais que nos levam a pecar? O salmista nos ensina como: Sl 119: 11 Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. Quando impregnamos nossa mente com a palavra do Senhor, conseguimos vencer aquilo que ataca nossa mente.


CONCLUSÃO:


Quem resolve fazer a vontade de Deus, provará do melhor do Senhor em sua vida. Vale a pena o esforço, a renuncia para seguir a Deus, quem assim o faz percebe que aquilo que era aparentemente agradável, tudo que acorrenta a vida será pequeno diante do que Deus tem, foi isso que o apóstolo entendeu e por isso alegrou seu coração (Fl 3: 7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo;8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,)


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog