segunda-feira, 4 de maio de 2009

DEPOIS DO VENDAVAL


Livro de Rute


INTRODUÇÃO

Quando criança gostava do “Jogo da Vida” um lúdico que imitava a realidade, nele, meus primos e eu percorríamos um tabuleiro em forma de estrada e fazíamos negócios, pagávamos multas por infrações etc, tudo para imitar o máximo a vida. Jogávamos dados e pegávamos cartas, com punições ou bonificações. Uma carta, que nem sei se existia, me assustava: volte para o início. Imagine se depois de está no meio do tabuleiro, tendo já angariado alguma coisa, estando bem no calor da disputa, tivesse que retornar a estaca zero, vendo os concorrentes muito na frente, vencendo e se fortalecendo? Seria horrível. De fato nunca vi ninguém pegar temida carta, mas vi e sei de muita gente, igrejas e empresas, que no jogo da vida real tiveram que recomeçar.

Recomeçar é algo extremamente doloroso, visto que impõe mudança de rotina, as vezes de ambiente de companhia etc, requer que se quebre orgulhos, que se desça de pedestais, mas é algo igualmente necessário, quando se quer reconstruir uma vida.

O texto do livro de Rute nos impõe que olhemos muitas vezes apenas para essa personagem fazendo com que percamos a oportunidade de contemplar a Noemi, essa lutadora, que tendo saído de sua terra numa situação de escassez, e por dez anos em terra estranha construído patrimônio e constituído família, se vê der repente falida, viúva e subtraída pela força da morte, a mais terrível de todas as forças, de seus dois amados filhos. Quando tinha todos os motivos para se desesperançar, pois a tempestade do infortúnio passando pelo canteiro de sua vida deixou apenas árvores arrancadas, cercas retorcidas, rastro de morte, quando podia jogar a toalha, desistir do jogo, Noemi resolve voltar a sua terra e recomeçar do nada.

Pela vida dessa mulher Deus fala a nossa vida de como devemos agir depois do vendaval. Vejamos.


1. VOLTE A CASA DO PÃO (1: 1 – 7)


1.1 As vezes falta pão na casa de pão

Os versículos um e dois do capítulo um nos informam que a razão pela qual Elimeleque saiu de Belém foi uma grande fome, falta de comida, escassez daquilo que é necessário para a subsistência. A terra amada não oferecia mais atrativos para a permanência daquela família.

Há tempos na igreja como os de Eli quando era sumo sacerdote, falta palavra, falta vida (1Samuel 3:1 Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram freqüentes.), e nós usamos essa situação para justificar nosso esfriamento ou afastamento do Senhor e de sua casa.


1.2 A casa de pão é melhor que moabe

Em busca do pão a família foi a moabe, mas ao invés de subsistência encontraram morte naquele lugar, veneno fatal, como Ló que procurou verdes pastagens nas campinas do Jordão e perdeu tudo.

Alguém já disse que a igreja é como a arca de Nóe, suportamos o que tem dentro porque o dilúvio lá fora é pior. Contudo um dia o dilúvio passa, um dia O Senhor faz o pão voltar a sua casa, um dia Deus levanta Samuel como profeta em Israel, e a profecia volta e a vida volta.

A casa do Senhor, a presença de Deus ainda é o melhor lugar para quem serve a Ele, tanto que o Salmista disse que é melhor ter um dia na presença do Senhor que mil em outra parte (SL 84).

Faça como Noemi, volte para a casa do Pão, volte para o Senhor, corra para ele. Nesses dias o Senhor tem nos visitado com o melhor dele, então não fique choramingando suas perdas, elas foram reais e tristes, mas ainda que o seu tempo seja de Mara, amargura, ele começou a terminar, tire as vestes de luto, e a cinza da cabeça, use óleo de alegria e vestes de louvor, coma pão na casa do Senhor.


2. VALORIZE OS BONS RELACIONAMENTOS (1: 14 – 18)


2.1 Bons amigos são companheiros sempre presentes.

Noemi tinha duas noras, Orfa e Rute, não era tão só, e precisava de companhia pois a solidão é o pior monstro para quem está recolhendo cacos, como eu digo sempre, pior que sofrer é sofrer sozinho. Nos tempos de recomeço precisamos de gente conosco, não como Orfa que vislumbrando a dificuldade em Belém e suas possibilidades em Moabe, deixou sua nora, mas precisamos de gente como Rute que resolva sofrer conosco enquanto a dor não passa, precisamos de um Barnabé, aquele que preferiu ficar com João Marcos quando Paulo, com certa razão, o rejeitou. Amigos de verdade são descobertos na escassez e não na abundancia (Pv 17:17 O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.), os amigos da abastança se interessam no que você tem, os da escassez em você.

As expressões usadas por Rute (1: 16, 17) para expressar seu companherismo e fidelidade a Noemi são muito fortes: 16. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; 17. Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.


2.2 A Família é imprescindível

Rute resolveu fazer do caminho de Noemi o seu, da casa de Noemi a sua, abriu mão de sua nacionalidade e até de sua religiosidade para ajudar sua sogra, e se fosse isso pouco lhe jurou fidelidade até a morte. É de gente assim que você precisa depois do vendaval isto pode ser primeiramente visto na família, nosso suporte, nosso porto. É bom valorizar pai e mãe, irmãos, filhos, esposa, esposo quando o vendaval passa.


2.3 Bons amigos, são bons irmãos

É de suma importância que no verso dezesseis Rute diga que o Deus de sua sogra será o seu. Imagine o que se passaria no coração da Belemita serva do Senhor Noemi se ao invés de converter-se a Javé, Rute continuasse orando a Quemos, pedindo a ele que as abençasse? Você precisa de gente que sirva ao Deus que você serve, que não se encurva a conceitos e imagens contrários a verdade, pois tais ao invés de te acrescentar e abençoar aprofundarão a tua crise e serão para você um abismo maior (Salmos 42:7 Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.)


3. NÃO DESPREZE AS HUMILDES OPORTUNIDADES (2: 2, 3)


3.1 Preocupe-se com o que é essencial

Em Israel havia uma provisão legal dando aos pobres o direito de ir aos campos na hora da colheita e recolher o necessário para passarem o dia. Era a provisão para os desprovidos, para quem não sentia vergonha de ser pobre. Rute resolveu então ir ao campo pegar as sobras dos segadores, e sua sogra deixou, ainda que isso pusesse em perigo a integridade física, posto que era uma mulher jovem e bonita trabalhando no meio de homens rudes, e sua integridade moral, pois caso alguma coisa acontecesse Noemi corria o risco de ser alcunhada de irresponsável e Rute de oferecida. Contudo algo era mais forte que os brios, e algum orgulho delas, esse algo era a necessidade e a face feia da fome.

Depois do vendaval não há espaço para orgulho, futilidades ou superfluidades, é preciso lutar pelo essencial para o coração ou para o corpo, as vezes isso pode parecer humilhante, mas é o que a circunstancia impõe, e é assim que se atrai a benção de Deus (Sl 138:6 Ainda que o Senhor é excelso, contudo atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe.)


3.2 Aproveites as oportunidades, ainda que aparentemente pequenas.

Conta-se que um executivo que trabalhara em várias multinacionais com salários altos ficou desempregado, então aprontou seu currículo, um bom currículo por sinal, vestiu seu melhor terno e saiu a procura de trabalho, mas em todas as portas que batia ouvia a mesma resposta. Não temos trabalho nem condições de pagar um profissional tão qualificado como o Senhor. Depois de andar muito, chegou numa empresa e ouvindo a mesma resposta perguntou:

-Que trabalho vocês têm disponível?

- Só uma vaga para auxiliar de serviços gerais, mas um executivo como o Senhor, com um currículo desses não irá aceitar tal serviço de salário tão baixo não é?

- Tem razão.

Saindo da sala, jogou seu currículo no lixo, tirou o paletó e gravata, arregaçou as mangas da camisa, voltou e disse:

- Quero o emprego!

Impressionado com sua disposição, o recrutador lhe deu o trabalho, e com suor e sabedoria logo aquele homem veio a ser executivo daquela empresa.

Em Zacarias 4: 10 se que não podemos desprezar os pequenos começos. Nos recomeços pastores devem ir para pequenas igrejas ainda que tenham antes pastoreado grandes rebanhos, nos recomeços aceitamos empregos e tarefas aquém de nossa capacidade, para por meio delas o Senhor nos fazer crescer novamente. Jesus, Nosso Senhor, depositou sua confiança em doze simples homens. Que esperar da ação daqueles rudes judeus? Cheios do Espírito eles inflamaram o mundo, e hoje somos frutos da graça de Deus através do trabalho desses homens, desse pequeno começo. Aproveite as pequenas oportunidades, e espere Deus te fazer prosperar a partir delas.


4. NÃO ABRA MÃO DE SUA DIGNIDADE (2: 2,; 3: 8-11)


4.1 Seu bem mais precioso é o seu nome

Ao voltar de Moabe Noemi, cujo nome significa flor de beleza, estava empobrecida e envelhecida, Rute, que tem por significado do seu nome, no auge da beleza oubela companheira, ainda jovem tinha a beleza da juventude, mas certamente estava maltratada pelo estado de sofrimento que viviam. Como seria “fácil” para Rute usar seus belos dotes, sua aparência para saciar o prazer doentio e pecaminoso dos homens de Belém, se deitando com quem o lhe pagasse por tal favor. Mas ao contrário vemos Rute trabalhando arduamente, num trabalho sem paga, catava espigas para subsistir apenas. No capítulo três, sob conselho de sua sogra, ela procura um casamento, e com alguém da família de seu falecido marido, cumprindo assim a lei do levirato e resgate.

O que fez com essas mulheres não se dessem a ilicitudes?

Seus nomes, sua dignidade, a satisfação de poder reclinar sua cabeça à noite sem serem acusadas pela própria consciência, e por poderem andar na rua sem ouvir cochichos ou piadas acerca de sua honra.

Diz Provérbios 22:1 Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e o favor é melhor do que a prata e o ouro. Vale a pena ser digno. Pais se orgulham de filhos dignos, filhos se orgulham de pais dignos, gente reta gosta de quem seja seu igual. Os violentos, trapaceiros e afins, até recebem aplausos quando estão diante de bajuladores, mas na particularidade do coração dos que o rodeiam e nas rodas de conversa de quem os conhecem, tais são desprezados e desprezíveis. Como você quer ser visto? Como alguém digno? Então mantenha sua integridade. Um dia com você ainda vivo ou já tendo partido seus filhos, seus amigos ou conhecidos vão falar no teu nome, o que vão dizer?

Ouça a palavra, faça como Noemi e Rute, não se importe com a simplicidade do seu trabalho, de seu padrão de vida, importe-se com sua dignidade, coma do é seu suor, viva de suas posses e conforme elas, esqueça o padrão volátil e vazio de significado do mundo, ouça a palavra (Lucas 10:7 Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa.)


4.2 A Dignidade atrai o favor do Senhor

A dignidade da jovem Rute atraiu o solteirão Boaz, que primeiramente a deixou catar mais, dando ordens aos seus trabalhadores que deixassem cair mais espigas onde ela catava, posteriormente casa-se com ela reconhecendo sua dignidade.

Com o Senhor Deus não é diferente,

Ele ama o homem reto, como no caso de Jó (Jô 1:8 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?),

ELe nos diz que é melhor sofrer e ser reto que gozar indignamente (1Pedro 3:17 Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal.);

Ele promete pena aos indignos e bênçãos para os dignos (Malaquias 3:18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve. 4:1Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo 2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.)

Atraia a atenção do Senhor com sua vida, com suas atitudes, com sua retidão.


5. CONFIE NO SENHOR (1: 6; 4: 13 – 22)

Noemi resolveu voltar para Belém, não porque tivesse experiência de vida ou competência suficientes para se reerguer, ela voltou porque soube que o Senhor tinha visitado seu povo vs 6 e ainda se sentindo povo de Deus, embora morando a tanto tempo em Moabe, ela decidiu buscar o favor divino, buscou confiar naquele que é poderoso para reverter situações. No final do livro é dito que ela tem um neto (pela lei do levirato) e que a partir da descendência dela e de sua nora viera a nascer Davi, e de Davi é descendente Jesus.

Confiar em si próprio, na sabedoria humana é sempre perigoso, ainda mais quando percebemos que nosso agir não foi suficiente para nos livrar das tempestades (Jeremias 17:5 Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!), Ma vale a pena confiar no Senhor (Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. Salmos 84:12 Ó Senhor dos exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança. ) e isso mesmo em meio às ruínas deixadas pelo vendaval, as escrituras mostram Abraão indo para o deserto e Ló para campinas, mostra Jô perdendo sua fortuna e família, Davi tendo que fugir de Saul e Absalão, mas no fim, todos esses que mativeram sua confiança no Senhor foram por Ele honrados, e tiveram seu nome escrito na história como heróis da fé. (Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.). Confie nEle, e aproveite o tempo de reconstrução para está mais com Ele, ser Mais dEle, e aguarde o tempo dEle.


CONCLUSÃO:

Por maior que tenha sido o vendaval que passou sobre sua existência, entenda que o Senhor e o Soberano e gracioso Deus te reconstrói, e te faz glória maior que a tua primeira, como foi com Jó, e com Noemi, Ele só te diz que seja absolutamente crente em sua graça restauradora, que mantenha sua integridade.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog