terça-feira, 4 de março de 2008

O LIVRO DA VIDA

Esses dias fui com o irmão Reginaldo no sítio onde ele passou a infância, ali vivemos momentos de extrema nostalgia. Tudo parecia está como foto ou filme na cabeça dele; incrível, o que eu vi quando cheguei foram ruínas de algumas casas, mas ele foi desenhando tudo com palavras:

- “Ali morava minha avó, ali meu tio, aqui eu plantava feijão, a terra aqui era muito boa pra isso. Ali não, não era bom pra plantar. Ah aqui tinha um pequeno açude”.

Finalmente chegamos às ruínas da casa onde ele nasceu e morou na infância com sua família, aí a voz ficou embargada, lembrava como o pai chegava em casa, o que tinha nos cômodos, onde dormiam, me mostrou as ruínas de um velho fogão à lenha etc. Der repente chegou onde havia um quarto, parecia está entrando no quarto, e com a voz triste me disse:

_"Foi aqui que encontramos meu pai pendurado pelo pescoço. Fui muito difícil para nós, eu ainda era muito pequeno, meus irmãos menores que eu". A essas alturas procurei mudar de assunto. Depois do suicídio, me disse ele, as pessoas foram abandonando aquele lugar.

Quando saíamos de lá quase dava pra ver como era aquele lugar há alguns anos. Vez por outro nos pegamos assim, folheando algumas páginas de nossa vida, no caso de Reginaldo, lemos a introdução juntos naquele dia.


Quem nunca fez isso? Quem não lembra das cantigas de ninar que a mamãe cantava, da turminha da rua, da escola, da igreja. São anos áureos, as vezes duros, as vezes leves, mas sempre lembrados com muito saudade, afinal era o tempo dos sonhos, da comida da mamãe e dos cafunés da vovó.

Cada um com a seu livro. Por vezes a direção que a história toma não é a gostaríamos as vezes sim, isso só para gente ver que nossa história tem autor, um autor Divino como disse o poeta Davi (Sl 40: 7)

Um dia o livro o meu e o teu livros serão encerrados aquém, sobrarão para a posteridade serão alguns trechos, muitos levaremos quase secretos para o além.

Páginas, paginas, paginas.... por enquanto segue-se a história.

(Em homenagem a todos que têm e/ou que terão seu nome gravado na minha história)




Nenhum comentário:

Pesquisar este blog